Até as 14h desta terça-feira (11), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) já contava com 875.506 inscrições feitas por 452.866 candidatos, segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC). De acordo com as normas do processo, cada estudante pode fazer até duas opções de curso no momento da inscrição. O prazo para inscrição se encerra na sexta-feira (14).
Antes de acessar a página do sistema é necessário ter em mãos o número de inscrição e da senha no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012 para, posteriormente, confirmar os dados pessoais, uma vez que é por meio deles que o Sisu entra em contato com o candidato.
No preenchimento, o candidato terá a disposição um sistema de busca com os detalhes de cada opção de curso. Em seguida, deverá clicar no curso para ver o número de vagas e de modalidades ofertadas. É preciso estar atento também à documentação exigida pelas instituições de ensino no momento da matrícula.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas online e diariamente, para consulta a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
O resultado definitivo da primeira chamada será divulgado na próxima segunda-feira (17). Os convocados deverão realizar a matrícula nos dias 21, 24 e 25 de junho. O candidato aprovado na primeira opção de curso será automaticamente retirado do sistema e, caso não faça a matrícula na instituição para a qual foi selecionado, perde a vaga.
Os estudantes selecionados com base na segunda opção ou que não atingirem a nota mínima em nenhum dos dois cursos escolhidos poderão permanecer no sistema e aguardar a segunda chamada, que será aberta no dia 1º de julho. Nesse caso, os convocados farão a matrícula no período de 5 a 9 do mesmo mês.
Quem não for convocado em nenhuma das duas chamadas pode aderir à lista de espera, entre os dias 1º e 12 de julho. A convocação dos selecionados, de acordo com o cronograma, ocorrerá em 17 de julho.
Sisu
O Sistema de Seleção Unificada é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a estudantes com base nas notas obtidas no Enem. Pode fazer a inscrição, o estudante que participou do exame 2012 e obteve nota superior a zero na redação.
As universidades e institutos podem estipular notas mínimas para que o calouro possa se candidatar a uma vaga e adotar pesos diferentes para a nota do Enem. O sistema faz automaticamente este cálculo e mostra como foi feita a composição da nota para a opção escolhida pelo estudante. Também cabe às instituições de ensino informar a disponibilidade de vagas destinadas a políticas afirmativas, como cotas para afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública.
Fonte G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua SUGESTÃO.