Termina nesta sexta-feira (21) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, realizada em conjunto entre o Ministério da Saúde e as secretarias estaduais e municipais de saúde. A imunização é destinada às crianças de seis meses a menores de 5 anos, independente de terem sido vacinadas em anos anteriores. As doses estão disponíveis em todos os postos de saúde do País.
A vacina é a única forma de prevenção contra a paralisia infantil e pode ser tomada por mesmo pelas crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Em alguns casos como, por exemplo, em crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, recomenda-se que os pais consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada.
É importante que os pais levem, junto, a caderneta de vacinação.
A campanha nacional contra a pólio já imunizou 9,6 milhões de crianças. De acordo com dados preliminares, os estados que mais vacinaram crianças foram Paraná (83,7%), Rio Grande do Sul (81,2%), Santa Catarina (80,9%), Goiás (80,4%), Roraima (79,8%), Sergipe (79,1%), Amazona (78,9%), Rondônia (78,2%), Alagoas (78%), Paraíba (77,5%) e São Paulo (77,2%). O melhor desempenho até o momento foi entre as crianças de 6 meses a menores de 1 ano, atingindo 84,8% do público-alvo, o que representa 1.236.227 doses aplicadas. Mais de 2 milhões de crianças ainda não foram vacinadas.
Fonte Portal Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui a sua SUGESTÃO.